10 dicas simples para poupar dinheiro - REDE CELCOIN
poupar dinheiro

10 dicas simples para poupar dinheiro

Você tenta poupar dinheiro todos os meses, mas tudo o que vai parar em sua conta poupança sai mais rápido do que entrou? Em 2016, 60% dos brasileiros estavam endividados e esse é o maior desafio para quem quer economizar.

Se você possui planos para o seu futuro, como comprar uma casa, um carro, viajar, pagar a educação dos filhos, entre outros, é preciso começar a poupar dinheiro para quitar as dívidas e depois alcançar seus objetivos. Veja algumas dicas simples para sua rotina.

  1. Registre as suas despesas

Tudo bem, não é preciso ter na ponta do lápis sempre todos os valores que gastar, mas faça esse exercício por pelo menos um mês. Registre tudo o que gasta e separe por setores de sua vida: lazer, alimentação, contas, locomoção. Quando você reunir um mês de gastos, você terá uma noção melhor de para onde está indo seu dinheiro e quais gastos supérfluos podem ser cortados de sua rotina.

  1. Pague todas as suas contas no mesmo dia

Logo no primeiro dia que você receber o seu salário, já aproveite para pagar todas as suas contas fixas. Dessa forma, você verá quanto dinheiro tem para outros gastos mensais e quanto poderá guardar em uma poupança.

  1. Pare de usar o cartão de crédito por alguns meses

O cartão de crédito é uma facilidade incrível, mas precisa ser tirado das contas quando se está em busca de poupar dinheiro. As dívidas de cartão de crédito são as principais vilãs dos brasileiros. Prefira parar de usar esse serviço por alguns meses e perceba o quanto suas compras serão mais controladas.

  1. Saque o máximo que pode gastar durante um mês

Para ter uma consciência ainda maior de seus gastos, tente sacar o valor máximo que pode gastar com compras de mercado e outras atividades rotineiras em todo o mês. Usando o dinheiro vivo para pagar o que precisa, será mais fácil sentir quando ele vai embora.

  1. Pesquise e faça compras mais baratas pela internet

Se você tem a necessidade de comprar alguma coisa, sempre realize pesquisas de preço na internet e confira se comprar por meio de lojas online não é mais barato. Você pode se surpreender ao encontrar muitos itens como eletrodomésticos, eletrônicos e acessórios mais baratos online.

  1. Não ignore os pequenos gastos

Você acha que aquele cafézinho da padaria não influencia nos seus gastos? Os pequenos gastos da rotina, quando reunidos em todo o mês, podem ser traiçoeiros no trabalho de poupar dinheiro.

  1. Prepare suas refeições em casa

Fazer refeições fora de casa é uma das atividades que mais pesa no bolso quando colocada na ponta da caneta. Se você trabalha o dia todo e não tem tempo para fazer suas refeições em casa, prefira preparar seus alimentos para toda a semana durante o fim de semana e levar em marmitas para o trabalho.  

  1. Guarde um valor fixo mensal

Aqui começa realmente a atividade de poupar dinheiro. Depois de entender o que são seus gastos fixos, veja quanto você pode guardar mensalmente em uma poupança e agende essa transferência automática em seu banco.

  1. Defina metas para seus objetivos

Você quer mudar de casa daqui há seis meses? Ter um filho no próximo ano? Defina seus objetivos, organize um prazo final, faça as contas de quanto precisa guardar por mês e comece a poupar pensando neles.

  1. Não pare de poupar dinheiro

Se você já alcançou o seu objetivo principal com a poupança, não deixe tudo desandar. Continue poupando dinheiro mensalmente e acompanhando suas despesas. Essa é a melhor forma de viver tranquilo, sem dívidas e com segurança financeira para qualquer imprevisto.

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *