Primeiros passos para um planejamento financeiro eficiente
Em meio a tantas contas para pagar, dívidas de cartões de crédito, gastos imprevisíveis, a vontade de guardar dinheiro só cresce, mas como fazer? Começar será sempre o maior desafio.
Sabe aquela história de que é preciso cortar o cafézinho da tarde para ficar rico? O que a maioria das pessoas acaba fazendo é cortando gastos sem saber exatamente de onde, sem ter consciência de para qual lugar o dinheiro está indo. Esse é o maior erro das tentativas de economizar dinheiro.
O início do planejamento financeiro se trata de consciência
Não adianta parar de gastar com um café no final da tarde e continuar comprando muito além do necessário no supermercado, por exemplo. O primeiro passo de qualquer planejamento financeiro é saber exatamente para onde o seu dinheiro está indo. Para isso, um jeito de começar é seguindo as etapas a seguir.
Primeiros passos
- Anote em uma folha em branco os lugares em que você gastou o último salário a partir do que lembra de cabeça.
- Em outra folha, anote tudo que ainda está pendente para o próximo mês, ainda apenas do que lembrar de cabeça.
- Mantenha essas anotações bem simples do que gastar todo dia, por uma semana.
- Com esses registros, separe seus gastos em categorias, por exemplo: alimentação, transporte, lazer, trabalho, exercícios físicos.
- Veja em quais categorias os valores estão maiores e o que você pode fazer para diminuir.
Depois de um mês de anotações, quando já tiver mais consciência de seu dinheiro, programe um valor X para cada categoria. Separe pelos dias ou semanas do mês e controle sempre.
Entender exatamente o que está acontecendo com o seu salário vai ser a melhor forma de começar a planejar melhores formas de gastá-lo. Está com o papel e caneta na mão? É só começar!