10 formas de economizar combustível do seu veículo - REDE CELCOIN
economizar combustível

10 formas de economizar combustível do seu veículo

O preço do combustível sobe de forma acelerada a cada dia. O que há 10 anos atrás era R$2,00 por litro, agora já chega a quase R$4,00 em algumas regiões e não tem previsões para baixar.

 

Desse jeito, não existe forma mais fácil de economizar combustível do que procurar por outras alternativas diferentes do uso de um carro próprio. Se o sistema de transporte público de sua cidade funciona de forma apropriada, essa é uma ótima opção.

 

Se não, procure por caronas de pessoas próximas de você: colegas de trabalho, vizinhos, parentes, pessoas que fazem um caminho similar ao seu todos os dias. Além de estreitar relações, isso ajuda na redução da emissão de gases tóxicos ao meio ambiente e auxilia na melhoria do tráfego das cidades.

 

Caminhar ou andar de bike também são alternativas possíveis em alguns casos. Tudo depende de planejamento e persistência até que a atividade se torne uma rotina. Caso nenhuma dessas alternativas sejam possíveis, existem formas de cuidar de seu automóvel para economizar o combustível. Veja algumas delas a seguir.

 

Dicas para economizar combustível do veículo

 

Hoje em dia, com veículos não carburados e que possuem injeção eletrônica, gerenciar a quantidade de combustível que vai ser admitida pelo motor fica mais difícil. Ainda assim, existem algumas dicas que podem reduzir consideravelmente o gasto de combustível.

 

  1. O consumo de gasolina pode aumentar até 15% com quando se anda com pneus não calibrados. Esse é um dos principais fatores que influenciam na economia de gasolina, por isso, calibre seus pneus no mínimo uma vez por mês.

 

  1. Para não deixar que combustível queimado seja expelido pelo escapamento, cheque sempre velas e filtros do carro ou moto.

 

  1. Rodas desalinhadas também ajudam no consumo de gasolina. Procure verificar sempre se seu veículo está alinhado.

 

  1. Apertar o pé no acelerador também não vai te ajudar a economizar combustível. Procure manter o conta-giros em uma média para que não suba mais gasolina do que o necessário para o motor.

 

  1. O ar condicionado eleva gastos com combustível em até 10% por conta do uso de energia. Modere o uso para situações necessárias e sempre feche as janelas enquanto estiver com o ar ligado.

 

  1. O esforço do carro ou moto durante curvas é maior, as distâncias são mais longas e o combustível vai embora mais rápido, por isso procure escolher caminhos com menos curvas ou semáforos.

 

  1. Trocar a marcha no momento certo é o lema para economia de combustível e para manter a saúde do veículo. Encontrar o ponto de seu carro ou moto vai deixar sua direção mais suave e econômica.

 

  1. Possui um sistema de som altamente potente e deixa o som alto sempre que está no carro? Isso também irá gastar mais combustível por usar mais energia e roubar potência.

 

  1. Carregar mais peso no carro também vai acarretar em maior gasto de gasolina. Procure tirar itens desnecessários de seu carro e deixá-lo sempre limpo.

 

  1. A última e mais importante dica: use sempre combustível de boa qualidade para conservar o motor de seu veículo e economizar combustível.

 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *