Responda essas quatro perguntas para melhorar seu controle financeiro - REDE CELCOIN
controle financeiro

Responda essas quatro perguntas para melhorar seu controle financeiro

O principal sonho de muita gente nesse mundo é ficar rico. Seja para conseguir alcançar outros objetivos, seja apenas pela vontade de poder comprar o que quiser quando quiser, esse desejo, na maioria das vezes, só consegue ser realizado com um bom controle financeiro e muito trabalho.

Antes de pensar em grandes investimentos ou em montar uma poupança gorda, a melhor forma de entender como melhorar o controle financeiro é a partir da noção do dinheiro. Aqui vão quatro perguntas que te ajudam a começar nessa jornada.

1. Quanto dinheiro eu tenho?

Qual o seu saldo líquido atual? Quanto dinheiro você possui aplicado em uma poupança, reserva de emergência ou conta corrente? Você guarda dinheiro físico em algum lugar? Saber exatamente qual o valor que você possui hoje será o primeiro passo para entender seus gastos e responder as próximas perguntas.

2. Qual minha renda líquida?

Quanto você ganha hoje, sem tirar nem por? Esse ponto é crucial para organizar sua vida financeira. É apenas com base nesse valor que será possível estabelecer um padrão de vida, estipular metas e poupar gastos.

Entenda quais são os descontos de sua folha de pagamento, some todos os seus rendimentos se for um profissional autônomo e se prepare para responder à próxima pergunta sem ultrapassar esse valor.

3. Quanto eu gasto por mês?

Essa é a pergunta que a maioria das pessoas que não possuem controle financeiro não conseguem responder. Para além de gastos fixos, como aluguel, condomínio, internet, telefone, TV, quais são seus gastos flexíveis que estão fazendo você ficar com o dinheiro que tem hoje a partir de sua renda líquida?

O caminho da riqueza é óbvio: é preciso ganhar mais do que se gasta. Mas é desafiador. Se você gasta hoje mais do que ganha, provavelmente pode cortar algumas despesas se souber exatamente de onde elas estão vindo e se são realmente necessárias para a sua vida.

Controlar seus gastos e seus ganhos é o que vai fazer com que você possa planejar uma estratégia para poupar dinheiro e não se preocupar tanto lá para frente. E aí vamos para a próxima pergunta:

4. Quanto eu poupo por mês?

Pode ser que hoje você não consiga guardar nenhum centavo de sua renda líquida. Isso precisa mudar. O ideal é que pelo menos 10% de sua renda possa ir direto para a poupança. Acumular um bom dinheiro é um trabalho a longo prazo, mas que precisa começar agora.

Para começar a poupar, é preciso estar com a resposta para as perguntas anteriores na ponta da língua. Se você possui dívidas, essa poupança será primeiro uma forma de quitar todas elas e, só a partir de então, formar o seu patrimônio.

Você sabe responder todas essas perguntas? Se a resposta for não, prepare caneta e papel e analise sua rotina para ter tudo em mente e melhorar seu controle financeiro antes de ficar sonhando com a riqueza.

 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *