O que é margem de lucro e como calcular
Como você sabe se o seu negócio está sendo lucrativo?
Muitos empreendedores acreditam que esse é um conhecimento intuitivo, que se percebe no dia a dia. Afinal, se há clientes todos os dias e as vendas não param de fluir, quer dizer que haverá muito lucro, certo?
Bem, não é exatamente assim. Na realidade, o lucro do seu empreendimento envolve muitos fatores para além da quantidade de vendas fechadas. Para entender como está a sua empresa nesse quesito, você precisa usar um indicador chamado margem de lucro.
Se você não sabe bem como calcular a margem de lucro, a gente te ajuda! Criamos um conteúdo especial com tudo que você precisa saber sobre esse tipo de avaliação.
O que é margem de lucro?
A margem de lucro é um indicador utilizado para avaliar como anda a saúde financeira de uma empresa. Em outras palavras, é um cálculo que serve para mostrar se os negócios têm sido vantajosos para o estabelecimento.
De maneira simplificada, a margem de lucro é a porcentagem do valor de um produto que volta para o seu bolso. Ou seja: se um produto é vendido por R$ 50,00 mas tem um custo de produção de R$ 40,00, só dá para ter R$ 10,00 de lucro.
Esse é o raciocínio por trás do cálculo da margem de lucro. Entretanto, ela costuma ser calculada em percentual, como vamos mostrar daqui a pouquinho.
Por que a margem de lucro é importante?
Saber qual é a margem de lucro dos seus produtos é o que vai te ajudar a tomar decisões mais assertivas para o futuro do seu empreendimento. Com ela, você entende quais produtos realmente valem a pena para o seu negócio e quais precisam ser repensados.
Esse indicador também é importante para que você consiga precificar melhor seus produtos e entender para onde vai o valor que sua empresa fatura. Por isso, se ligue nas nossas dicas de como calcular a margem de lucro.
Como calcular?
A fórmula para descobrir a margem de lucro pode parecer um pouco complicada à primeira vista:
Margem de Lucro = [(Preço – Custos e Despesas) / Preço)] x 100
Aqui, o preço corresponde ao valor pelo qual o produto (ou serviço) é vendido ao cliente. Custos e despesas, por outro lado, são tudo que você gasta para tornar esse produto ou serviço viável: custos de produção, despesas com estrutura (luz, água, aluguel) e todos os outros valores que você precisa investir para conseguir vender.
Vamos voltar ao nosso exemplo ali de cima.
Preço: R$ 50,00
Custos e despesas: R$ 40,00
Logo:
Margem de Lucro = [(50 – 40) / 50)] x 100
Margem de Lucro = (10 / 50) x 100
Margem de Lucro = 0,2 x 100
Margem de Lucro = 20
Portanto, a margem de lucro do produto analisado é de 20%. Agora, você pode estar se perguntando: mas como eu sei se a margem de lucro está boa?
Bem, as faixas de margem de lucro podem variar bastante a depender do segmento da empresa e de vários outros fatores. Mas, de maneira geral, é esperado que serviços tenham uma margem de lucro entre 20% e 30%. Para o comércio, a média é de 8% a 12%.
Agora ficou mais simples, não é mesmo?
Também é possível calcular a margem de lucro total, levando em conta todas as vendas realizadas pela empresa em um determinado período. Se você já fez esse cálculo e o resultado não pareceu muito favorável, não se preocupe: basta conferir nosso conteúdo sobre como aumentar sua margem de lucro.
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