Tipos de vendas de um negócio

Você conhece os tipos de vendas de um negócio?

No mundo dos negócios, diferentes tipos de vendas podem ser realizadas para impulsionar o crescimento de uma empresa e aumentar as suas receitas. Com inúmeras estratégias e abordagens, a conversão de vendas é essencial para o sucesso de uma organização

Cada tipo de venda possui características distintas e é adequado para diferentes situações e públicos. Dessa forma, é fundamental conhecer essas classificações e como elas podem ser adaptadas às necessidades dos seus clientes, fornecendo soluções valiosas que atendam às suas dores. 

Continue neste artigo e confira os principais tipos de vendas e como eles podem ser aplicados de forma eficaz em seu negócio!

 

Vendas Diretas

As vendas diretas são realizadas a partir do contato direto dos vendedores com os clientes para apresentar e vender produtos ou serviços. Essas vendas podem ocorrer em diferentes ambientes, como visitas pessoais, feiras comerciais, demonstrações de produtos, telemarketing e marketplaces. 

Esse tipo de venda exige habilidades de comunicação e persuasão por parte do seu vendedor, que podem ser adquiridas por meio de capacitações. Além disso, ele também precisa conhecer o produto ou serviço oferecido, para que consiga responder todas as dúvidas e questionamentos do consumidor

 

Vendas Indiretas

As vendas indiretas são realizadas por meio de intermediários, como revendedores, distribuidores ou agentes de vendas. Nesse modelo, a empresa delega a venda dos seus produtos ou serviços a terceiros, que têm o conhecimento e a experiência para alcançar pessoas que possam se interessar pelas mercadorias. 

Essa classificação permite maior alcance da atuação de uma empresa, além de captar mais pessoas em mercados específicos. Porém, é importante saber escolher esses parceiros e fornecer suporte adequado de acordo com as suas necessidades. 

 

Vendas Online

Com o advento da tecnologia e o crescimento do comércio eletrônico, as vendas online tornaram-se cada vez mais populares. Nesse tipo de venda, os clientes realizam suas compras pela Internet, por meio de websites ou aplicativos de compras. 

Elas oferecem maior conveniência e acessibilidade aos clientes, que não precisam sair de casa para adquirir os seus produtos, assim como expandem os mercados dos comerciantes, que podem alcançar o país inteiro (e até o mundo todo!). 

Outra variável importante é a utilização do Marketing Digital nesse tipo de venda. Essa estratégia é fundamental para apresentar o seu negócio a um número maior de pessoas, que podem adquirir o seu produto e se tornarem clientes fiéis. 

 

Vendas Consultivas

As vendas consultivas são realizadas por consultores, ou seja, vendedores que fornecem informações, orientações e soluções personalizadas para cada cliente. Diferente de uma venda comum, essas pessoas buscam entender todas as dores do cliente que podem ser sanadas com o produto ou serviço em questão.

Dessa forma, os consultores devem ter bastante conhecimento dessa mercadoria, assim como habilidades de negociação para convencer esse consumidor a efetuar a compra. 

 

Vendas Corporativas

As vendas corporativas são realizadas entre empresas, quando uma delas oferece um serviço e a outra contrata essa solução. Esse tipo de comercialização é mais complexo, porque está relacionado à necessidade de uma organização e de seus clientes, logo, conta com uma tomada de decisão e uma contratação mais demoradas.  

Assim, para que um vendedor convença essa empresa a fechar negócio, é preciso conhecer a fundo o mercado em que ela está inserida, as características da corporação e as necessidades dos seus clientes. 

 

Vendas Consignadas

As vendas consignadas são uma ótima opção principalmente para pequenos negócios. Nela, o fornecedor vende uma quantidade de produtos para o varejista e, caso ele não comercialize tudo para o consumidor final, o restante é recolhido sem ser cobrado

Esse tipo de venda tem como principal vantagem a redução de custos com a manutenção de estoque.

 

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Foto por Freepik

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