Aprenda como funciona o score de crédito | Blog da Rede Celcoin

Score de crédito: o que é e como funciona?

Se você já pensou em recorrer a algum produto de crédito, com certeza já ouviu falar no score de crédito. Essa pontuação pode ser um fator importante na hora de obter aprovação quando você solicita um empréstimo ou financiamento, por exemplo. Por isso, é importante entender como funciona esse indicador.

Para te ajudar com isso, criamos um conteúdo que vai mostrar exatamente o que é o score de crédito e por que ele é tão importante. Ah, também vamos dar algumas dicas úteis para manter uma boa pontuação. Vamos lá?

O que é o score de crédito?

O score de crédito é uma ferramenta criada pelo Serasa para monitoramento da saúde financeira. Ele funciona por meio de uma escala de pontuação que vai de 0 a 1000. Cada pessoa se posiciona dentro dessa escala de acordo com uma análise baseada no histórico da vida financeira. Em outras palavras, sua pontuação depende de como você costuma se comportar em relação a dívidas, pagamentos e outros fatores.

Como você deve deduzir, em geral, um score alto (perto de 1000) é um bom sinal, pois significa que a pessoa recebeu uma boa avaliação por parte do Serasa. Por outro lado, uma pontuação baixa geralmente deriva de uma relação inconsistente com instituições financeiras, o que pode fazer com que o consumidor seja visto com menos “confiança” por parte de outras empresas.

Vale salientar que ter um bom score não influencia apenas nas suas chances de aprovação em operações “grandes”, como empréstimos altos. Movimentações como parcelamento de compras no cartão ou solicitações de aumento de limite também levam a pontuação em consideração.

Para que serve o score de crédito?

O principal objetivo do score de crédito é facilitar os processos de análise realizados pelas instituições financeiras quando alguém solicita uma linha de crédito. Quando você pede um empréstimo ou financiamento, por exemplo, a instituição examina suas operações anteriores para determinar se você é uma pessoa que tende a cumprir adequadamente com seus compromissos financeiros.

Nesse sentido, o score se torna mais um recurso disponível para que as instituições saibam se é arriscado ou não emprestar dinheiro para alguém. Por isso, dá para afirmar que se trata de uma ferramenta importante para a economia como um todo: por tornar o processo de liberação de crédito mais eficiente, o score ajuda a movimentar o mercado promovendo mais compras e vendas.

Score de crédito alto não é garantia de aprovação

Embora um bom score seja um fator importante para a aprovação de solicitações de crédito, ele está longe de ser o único ponto de análise. Portanto, é perfeitamente possível que você tenha uma solicitação recusada mesmo com uma pontuação excelente.

Isso porque a análise das instituições também leva em conta questões como a renda mensal do solicitante. Se você pede um empréstimo que vai gerar parcelas de R$ 1.300,00 e sua renda mensal fixa é de R$ 2.500,00, por exemplo, a instituição provavelmente interpretará que existe um alto risco de inadimplência na contratação. Logo, ter um bom score é algo que conta pontos a seu favor, mas não é uma garantia.

Como saber meu score de crédito?

O score é automaticamente calculado e atualizado de tempos em tempos pelo sistema do Serasa. Então você só precisa acessar o portal e consultá-lo, o que pode ser feito por meio do site, que você acessa clicando aqui. O cadastro é rápido e exige apenas dados básicos, como CPF e nome completo.

Você também pode realizar a consulta por meio do aplicativo do Serasa, que pode ser configurado para enviar uma notificação toda vez que o seu score for modificado.

Dicas para manter um bom score de crédito

Se o seu objetivo é aumentar o score de crédito ou conservar sua boa pontuação, não há alternativa além de cuidar muito bem dos seus hábitos financeiros. Algumas das boas práticas às quais você pode aderir são:

  • Garantir que seus dados estejam sempre atualizados na plataforma do Serasa;
  • Quitar suas pendências financeiras sem atrasos;
  • Não adquirir novas dívidas sem antes quitar as que você já tem;
  • Sempre que possível, fugir da inadimplência.

Vale mencionar que com o Score 2.0, atualização que o Serasa fez na ferramenta em 2022, o cálculo de score passou a considerar também o cadastro positivo. Em outras palavras, agora, os bons hábitos financeiros pesam tanto quanto os maus na hora em que o sistema determina a pontuação. Ou seja: tem o costume de adiantar pagamentos? Pontos para você!

E aí, ficou mais fácil de entender como o score de crédito do Serasa funciona?

Se você acha que este conteúdo te ajudou, não deixe de conferir nossos outros posts aqui no Blog da Rede Celcoin. O que não falta é material capaz de te ajudar a cuidar melhor do seu dinheiro e das finanças do seu negócio!

Ah, e se você quiser fornecer serviços diferenciados no seu empreendimento e dar aquele gás no seu lucro, conheça as funcionalidades do aplicativo Rede Celcoin. Basta fazer o download para começar a ganhar hoje mesmo!

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres