Como adiantar o Saque-Aniversário | Blog da Rede Celcoin

Como antecipar o Saque-Aniversário do FGTS?

Se você trabalha ou já trabalhou com carteira assinada, conhece o FGTS. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço serve, antes de qualquer coisa, para garantir que o funcionário não ficará desamparado caso seja demitido sem justa causa. 

Portanto, o saldo do FGTS, composto pelos valores que a companhia empregadora deposita mensalmente, não fica sempre acessível para o trabalhador. Mas alguns recursos permitem que esse dinheiro seja parcialmente sacado sob condições específicas (além da demissão sem justa causa), como é o caso do Saque Extraordinário e do Saque-Aniversário.

O que muita gente não sabe é que o Saque-Aniversário, modalidade em que o trabalhador retira uma parte do saldo no mês de aniversário, pode ser antecipado. Aqui, vamos te explicar como o adiantamento funciona e quem pode solicitá-lo.

Como funciona o adiantamento do Saque-Aniversário?

Antes de mais nada, você deve ter em mente que o Saque-Aniversário é uma modalidade opcional. Portanto, para ter acesso a ele, você precisa acessar sua conta no aplicativo ou site do FGTS e mudar a sua opção de saque convencional para “Saque-Aniversário”. Assim, o valor a ser sacado ficará disponível a partir do primeiro dia do mês do seu aniversário, e continua disponível durante os dois meses seguintes.

Caso o dinheiro do Saque-Aniversário não seja suficiente para algum objetivo que você deseja atingir, também é possível adiantar os valores que você teria direito a sacar nos anos seguintes. É uma espécie de empréstimo que usa o seu FGTS como garantia, e você pode antecipar até 7 parcelas, isto é, os valores de Saque-Aniversário que viriam nos próximos 7 anos.

Vantagens de adiantar o Saque-Aniversário: vale a pena?

Mas, afinal, será que vale a pena adiantar o Saque-Aniversário?

Bem, depende do seu objetivo. A antecipação costuma ser uma opção muito boa se você já sabe exatamente o que vai fazer com o dinheiro, ou seja, quando os valores têm uma finalidade específica e podem te ajudar a organizar suas finanças. 

Em geral, o adiantamento do Saque-Aniversário pode ser vantajoso quando comparado a outras opções de crédito, já que não é muito burocrático e não compromete a renda mensal. Afinal, o valor que você “devolve” é descontado automaticamente do restante do seu saldo do FGTS. Portanto, você não precisa mais pagar nada por mês.

É importante analisar se o adiantamento do Saque-Aniversário não vai comprometer suas finanças no futuro, em outras ocasiões em que você possa precisar do saldo.

Quem pode antecipar?

Para solicitar a antecipação do Saque-Aniversário, é necessário que você atenda a alguns requisitos. São eles:

  • Ter um CPF regular (sem pendências na Receita Federal);
  • Ser maior de 18 anos;
  • Trabalhar com carteira assinada ou já ter trabalhado;
  • Possuir saldo no FGTS;
  • Escolher a opção de Saque-Aniversário no aplicativo ou site do FGTS.

Como solicitar o adiantamento do Saque-Aniversário?

Como mencionamos, o adiantamento do Saque-Aniversário funciona como um empréstimo. Portanto, a contratação deve ser feita diretamente com o banco ou instituição financeira de sua preferência. Você pode procurar por essa opção no site oficial ou aplicativo da instituição ou, ainda, entrar em contato com ela para conferir suas opções.

Na maioria das vezes, as instituições financeiras oferecem simuladores que permitem que você estime quanto dinheiro conseguirá retirar por meio do adiantamento. Em geral, é possível solicitar a antecipação inteiramente pela internet, sem sair de casa. Lembre-se de comparar as condições de instituições diversas para avaliar e decidir qual delas é mais vantajosa para você.

Agora você já sabe como aproveitar o benefício do FGTS para fortalecer as finanças. Aliás, se estiver precisando de um dinheiro extra, que tal também oferecer serviços diferenciados na sua vizinhança? Com o aplicativo da Rede Celcoin, você ganha bônus para disponibilizar facilidades como recarga de celular, pagamento de contas e muito mais. Se quiser, clique aqui que a gente te explica direitinho.

Ah, e se você acha que este artigo te ajudou, não deixe de conferir nossas outras publicações aqui no Blog da Rede Celcoin. Elas são super informativas e podem te ajudar a ter uma vida financeira cada vez mais organizada!

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres