A valorização dos clientes não é apenas ofertar produtos de qualidade com preços satisfatórios. É necessário reconhecer, identificar e responder seu público para que sejam conquistados e consequentemente fidelizados.
Atualmente, uma das práticas mais eficientes adotadas pelas empresas, é a proximidade com o cliente. Além ser mais fácil captar características e necessidades do público, você consegue efetivamente impactar na retenção de clientes, podendo gerar redução de custos devido a diminuição de rotatividade destes, e fazendo com que clientes inativos tornem-se ativos novamente.
Portanto, aqui vão algumas dicas de como você pode valorizar seu cliente para conquistar ainda mais sucesso em seu empreendimento:
- Seja acessível e mostre-se disponível. Quando o seu cliente estiver em seu estabelecimento, mostre que você está disposto para ajudá-lo. Você também pode utilizar essa prática ao atender o telefone, responder mensagens e emails;
- Reconheça e peça desculpas por suas falhas. Ao invés de esconder ou tentar justificar seus erros, seja humilde com o seu cliente e diga que cometeu um erro. Todos estamos sujeitos a esta situação;
- Dê descontos ou brindes pela fidelização. Seu cliente se sentirá valorizado ao receber um “mimo” pela parceria que possui com sua empresa, seja pagando menos pelo produto ou serviço, ou até mesmo oferecendo algum brinde. Esses detalhes fazem diferença;
- Seja comprometido com eles. Ao realizar um acordo, cumpra-o. Isso fará com que o seu cliente gere mais confiança em seu empreendimento;
- Faça um atendimento ágil e eficaz. Não é bem visto deixar seu cliente esperando por algum motivo. Se for necessário, contrate pessoas para que possam te auxiliar neste processo;
- Dê ouvidos aos feedbacks positivos e negativos. Peça a opinião dos seus clientes para que te ajudem a melhorar os processos do seu comércio e tenham uma experiência ainda melhor. Leve em consideração também os comentários negativos, pois estes tendem a ensinar ainda mais;
- Seja proativo… não espere apenas seu cliente falar o que deseja, mas apresente opções e dê dicas para este sentir-se importante e bem atendido;
- …mas deixe seu cliente confortável. Não o sufoque. Se o cliente sentir-se pressionado, a probabilidade deste voltar em sua empresa é muito pequena;
- Por último e não menos importante: coloque-se sempre no lugar do seu cliente. Isso facilitará durante o processo atendimento.
Lembre-se de adotar essas dicas antes de investir em redes sociais, promoções ou ferramentas de fidelização. O seu cliente tem uma forte voz para divulgar o seu negócio caso ele se sinta valorizado. Aposte nessa estratégia e veja como seu empreendimento mudará o rumo!