Como começar um negócio: os primeiros passos
Não há limites para quem quer se tornar um grande empreendedor. Você não precisa necessariamente de um diploma universitário, um monte de dinheiro no banco ou até mesmo experiência em negócios para começar algo que poderia se tornar o próximo grande sucesso.
No entanto, o que você precisa é de um plano forte e de motivação para passar por muitos desafios. A seguir está um guia passo a passo para ajudar a transformar sua grande ideia em um negócio de sucesso.
1. Avalie-se
Por que você quer começar um negócio? Use essa pergunta para orientar o tipo de empresa que você deseja iniciar. Se você quer dinheiro extra, talvez você deva começar uma atividade lateral. Se você quer mais liberdade, talvez seja hora de deixar seu trabalho das 8 às 18 e começar algo novo.
Uma vez que você tenha o motivo, comece a fazer a si mesmo mais perguntas para descobrir o tipo de negócio que você deve começar e se você tem o que é preciso.
- Quais são suas habilidades?
- Onde está sua paixão?
- Onde está a sua área de especialização?
- Quanto você pode gastar?
- Quanto capital você precisa?
- Que tipo de estilo de vida você quer viver?
- Você está pronto para ser um empreendedor?
Seja brutalmente honesto com suas respostas.
2. Pense em uma ideia de negócio
Você já tem uma ideia de negócio? Se sim, parabéns, você pode prosseguir para a próxima seção. Se não, há muitas formas de começar a pensar em ideias. Aqui estão algumas dicas:
- Pergunte a si mesmo o que vem por aí. Que tecnologia ou avanço está chegando e como isso mudará o cenário de negócios como o conhecemos?
- Corrija algo que te incomoda. As pessoas preferem ter menos de uma coisa ruim do que mais de uma coisa boa. Se sua empresa puder consertar um problema para seus clientes, eles agradecerão por isso.
- Aplique suas habilidades para um campo totalmente novo. Muitas empresas e indústrias fazem as coisas de uma maneira, porque é assim que sempre foram feitas. Nesses casos, uma nova perspectiva pode fazer toda a diferença.
- Use a abordagem melhor, mais barata e mais rápida. Você tem uma ideia de negócio que não é completamente nova? Se sim, pense nas ofertas atuais e concentre-se em como você pode criar algo melhor, mais barato ou mais rápido.
Além disso, saia e conheça pessoas e faça perguntas, busque conselhos de outros empreendedores, pesquise idéias on-line ou use qualquer método que faça mais sentido para você.
3. Faça pesquisa de mercado
Alguém já está fazendo o que você quer começar a fazer? Se não, há uma boa razão para isso? Comece a pesquisar seus potenciais rivais ou parceiros no mercado.
Por exemplo, você pode conduzir entrevistas por telefone ou cara a cara. Você também pode oferecer pesquisas ou questionários que façam perguntas como “Quais fatores você considera ao comprar este produto ou serviço?” E “Quais áreas você sugeriria para melhoria?”
Tão importante quanto isso, não cometa os erros mais comuns ao iniciar suas pesquisas de mercado, que são: usar apenas pesquisa secundária, recursos online ou pesquisar apenas as pessoas que você conhece.
4. Obtenha feedback
Permita que as pessoas interajam com seu produto ou serviço e vejam qual é a sua opinião sobre isso. Um olhar pode ajudar a apontar um problema que você pode ter perdido. Além disso, essas pessoas se tornarão seus primeiros defensores da marca, especialmente se você ouvir a opinião deles e eles gostarem do produto.
Uma das maneiras mais fáceis de utilizar o feedback é focar na abordagem agile, mas envolve três pilares básicos: prototipagem, experimentação e giro. Lançando um produto, obtendo feedback e, em seguida, adaptando-o antes de você lançar o próximo produto, você pode melhorar constantemente e garantir sua relevância.
Basta perceber que alguns desses conselhos, solicitados ou não, serão bons. Alguns não serão. É por isso que você deve ter um plano sobre como receber feedback. Avaliações positivas on-line e depoimentos boca-a-boca podem ajudar a fazer uma grande diferença.
5. Torne oficial
Deixe todos os aspectos legais fora do caminho cedo. Dessa forma, você não precisa se preocupar com alguém tomando sua grande ideia ou processando você por algo que você nunca viu acontecer. Uma lista de verificação rápida de coisas para resolver pode incluir:
- Estrutura de negócios
- Nome da empresa
- Cadastro do seu negócio
- ID fiscal federal
- ID do imposto estadual
- Permissões
- Licenças
- Conta bancária necessária
- Marcas registradas, direitos autorais ou patentes
Embora você possa fazer algumas coisas por conta própria, é melhor consultar um advogado quando estiver começando, para garantir que cobriu tudo o que precisa.
6. Escreva seu plano de negócios
Um plano de negócios é uma descrição por escrito de como sua empresa evoluirá desde o início até o produto final. Deve estar em seu plano de negócios:
- Sumário executivo: um resumo de alto nível do que o plano inclui, muitas vezes abordando a descrição da empresa, o problema que a empresa está resolvendo, a solução e o motivo de sua criação.
- Descrição do negócio: que tipo de empresa você quer começar? Como é a sua indústria? Como será no futuro?
- Estratégias de mercado: qual é o seu mercado-alvo e como você pode vender melhor para esse mercado?
- Analise competitiva: quais são os pontos fortes e fracos de seus concorrentes? Como você vai vencê-los?
- Projeto e plano de desenvolvimento: qual é o seu produto ou serviço e como ele se desenvolverá? Em seguida, crie um orçamento para esse produto ou serviço.
- Operações e plano de gerenciamento: como o negócio funciona diariamente?
- Fatores financeiros: de onde está vindo o dinheiro? Quando? Como? Que tipo de projeções você deve criar e o que você deve levar em consideração?
Para cada pergunta, você pode gastar de uma a três páginas. Tenha em mente que o plano de negócios é um documento vivo e que, com o passar do tempo e o amadurecimento do seu negócio, você o atualizará.
7. Financie seu negócio
Existem várias maneiras diferentes de obter os recursos de que você precisa para iniciar seu negócio. Considere seus próprios recursos, circunstâncias e estado de vida para descobrir qual maneira funciona melhor para você. Aqui vão algumas opções:
- Financie sua startup você mesmo: seu negócio pode demorar mais tempo, mas a parte boa é que você controla seu próprio destino.
- Solicite uma concessão para pequenas empresas. Pode ser um processo longo, mas não custa nenhum patrimônio.
- Comece uma campanha de crowdfunding online. Às vezes o poder está em números, e um monte de pequenos investimentos pode se somar a algo importante.
- Inscreva-se para grupos de investidores anjos locais. Plataformas on-line e redes locais podem ajudá-lo a encontrar potenciais investidores que se relacionam com sua indústria e paixão.
- Junte-se a uma incubadora ou aceleradora de inicialização. Essas empresas são projetadas para ajudar empresas novas ou iniciantes a chegar ao próximo nível. A maioria fornece recursos gratuitos, incluindo instalações de escritório e consultoria, além de oportunidades de networking e eventos de campo.
- Negociar um adiantamento de um parceiro ou cliente estratégico. Se alguém quiser que seu produto ou serviço seja bom, há uma chance de que essa pessoa também queira seu serviço ou produto o suficiente para financiá-lo.
- Procure um empréstimo bancário ou uma linha de crédito. Se você atender aos requisitos e tiver um bom plano, esse é um bom lugar para começar a aproveitar as oportunidades.
8. Desenvolva seu produto ou serviço
Depois de todo o trabalho que você colocou em começar o seu negócio, vai ser incrível ver a sua ideia ganhar vida. Mas tenha em mente que é preciso uma comunidade para criar um produto.
Se você quiser criar um aplicativo e não for engenheiro, precisará entrar em contato com uma pessoa técnica. Ou se você precisar produzir um item em massa, você precisará se juntar a um fabricante.
Aqui está uma lista de verificação, incluindo encontrar um fabricante e estratégias de preços, que você pode usar para o desenvolvimento de seu próprio produto. Quando você está realmente criando o produto, deve se concentrar em duas coisas: simplicidade e qualidade.
Sua melhor opção não é necessariamente fabricar o produto mais barato. Além disso, você precisa garantir que o produto possa atrair a atenção de alguém rapidamente. Quando você estiver pronto para fazer o desenvolvimento de produtos e terceirizar algumas das tarefas, certifique-se de:
- Mantenha o controle de seu produto e aprenda constantemente. Se você deixar o desenvolvimento para outra pessoa ou outra empresa sem supervisão, talvez você não consiga o que imaginou.
- Implemente verificações e balanços para reduzir seu risco. Se você contratar apenas um engenheiro freelancer, há uma chance de que ninguém consiga verificar seu trabalho.
- Contrate especialistas, não generalistas. Obter pessoas que são incríveis na coisa exata que você quer é fundamental.
- Certifique-se de que você não perderá todo o seu progresso se um freelancer sair ou se um contrato falhar.
- Gerencie o desenvolvimento de produtos para economizar dinheiro. Para ajudá-lo a ter paz de espírito, comece a aprender o máximo que puder sobre a produção, para poder melhorar o processo e as decisões de contratação à medida que o tempo passa.
Este processo será muito diferente para empreendedores com foco em serviços, mas não menos importante. Você tem várias habilidades que as pessoas estão dispostas a pagar, mas essas habilidades podem ser difíceis de quantificar. Você pode considerar criar um portfólio de seu trabalho: crie um website para mostrar seu produto e produza textos para tirar as principais dúvidas sobre ele.
Além disso, verifique se você possui os certificados ou requisitos educacionais necessários para que, quando alguém perguntar sobre seu serviço, esteja pronto para aproveitar uma boa oportunidade.
9. Comece a construir sua equipe
Para dimensionar seu negócio, você precisará transferir responsabilidades para outras pessoas. Você precisa de uma equipe. Se você precisa de um parceiro, funcionário ou freelancer, essas três dicas podem ajudá-lo a encontrar um bom ajuste:
- Indique seus objetivos claramente. Certifique-se de que todos entendam a visão e o papel deles nessa missão desde o início.
- Siga os protocolos de contratação. Ao iniciar o processo de contratação, você precisa levar em consideração muitas coisas, desde a seleção das pessoas até as perguntas certas e os formulários apropriados.
- Estabeleça uma cultura de empresa forte. O que faz uma ótima cultura? Você não precisa ter o espaço de escritório louco do Google para criar uma atmosfera positiva. Uma ótima cultura é mais sobre como respeitar e capacitar funcionários por meio de vários canais, incluindo treinamento e orientação, do que sobre tabelas de decoração ou mesas de pingue-pongue.
10. Encontre um local
Isso pode significar um escritório ou uma loja. Suas prioridades serão diferentes dependendo da necessidade, mas aqui estão 10 coisas básicas a considerar:
- Estilo de operação: certifique-se de que a sua localização é consistente com o seu estilo e imagem específicos.
- Informações demográficas: comece considerando quem são seus clientes. Quão importante é a proximidade da sua localização? Se você é uma loja de varejo que depende da comunidade local, isso é vital. Para outros modelos de negócios, pode não ser.
- Tráfego de pedestres: se você precisar que as pessoas entrem em sua loja, certifique-se de que a loja seja fácil de encontrar.
- Acessibilidade e estacionamento: seu prédio é acessível? Não dê aos clientes uma razão para ir a outro lugar, porque eles não sabem onde estacionar.
- Concorrência: às vezes, ter concorrentes por perto é uma coisa boa. Outras vezes, não é. Você fez a pesquisa de mercado, para saber qual é o melhor para o seu negócio.
- Proximidade de outras empresas e serviços: isso é mais do que apenas sobre o tráfego de pedestres. Veja como empresas próximas podem enriquecer a qualidade de sua empresa como um local de trabalho também.
- Imagem e história do local: o que esse endereço informa sobre sua empresa? Outras empresas falharam lá? O local reflete a imagem que você deseja projetar?
- A infraestrutura do prédio: especialmente se você estiver olhando para um prédio antigo ou se estiver iniciando um negócio on-line, verifique se o espaço pode atender às suas necessidades de alta tecnologia.
- Aluguel, utilidades e outros custos: o aluguel é a maior despesa com instalações, mas confira também os serviços públicos e se eles estão incluídos no contrato ou não. Você não quer começar com um preço e descobrir que será maior depois.
11. Comece a receber algumas vendas
Não importa o seu produto ou setor, o futuro da sua empresa dependerá da receita e das vendas. Existem várias estratégias e técnicas de vendas diferentes que você pode empregar, mas aqui estão quatro princípios:
- Ouça: Quando você ouve seus clientes, descobre o que eles querem e precisam, e como fazer isso acontecer.
- Peça um compromisso, mas não seja agressivo com isso. Você não pode ser tímido demais para pedir o próximo passo ou fechar uma venda, mas também não pode fazer com que os clientes sintam que você os está forçando a fazer uma venda.
- Não tenha medo de ouvir “não”. A maioria das pessoas é educada demais. Eles permitem que você faça seu discurso mesmo que eles não tenham interesse em comprar. O tempo é o seu recurso mais importante.
- Faça das vendas uma prioridade. Na verdade, criar receita e administrar um negócio lucrativo é a melhor estratégia para os negócios.
Mas como você realmente faz essas vendas? Comece identificando alvos que desejam seu produto ou serviço. Encontre os primeiros adeptos da sua empresa, aumente a sua base de clientes ou publique anúncios para encontrar pessoas adequadas ao seu negócio. Em seguida, descubra o funil ou estratégia de vendas certa que pode converter esses leads em receita.
12. Cresça seu negócio
Existem milhões de maneiras diferentes de crescer. Você pode adquirir outro negócio, começar a segmentar um novo mercado, expandir suas ofertas e muito mais. Mas, nenhum plano de crescimento será importante se você não tiver os dois principais atributos que todas as empresas em crescimento têm em comum.
Primeiro, eles têm um plano para se comercializarem. Eles usam as mídias sociais de maneira eficaz por meio de campanhas orgânicas, influenciadoras ou pagas. Eles têm uma lista de e-mail e sabem como usá-la. Eles entendem exatamente quem precisam segmentar com suas campanhas de marketing.
Então, quando eles tiverem um novo cliente, eles entenderão como retê-lo. Você provavelmente já ouviu muitas pessoas afirmarem que o cliente mais fácil de vender é o que você já tem. Ao fazer isso, eles estão começando um relacionamento com você e sua marca. Ajude-os a se sentirem tão bem com essa relação quanto possível.
Comece utilizando essas estratégias, que incluem investir em seu atendimento ao cliente e obter pessoal. Você estará constantemente competindo por esses clientes no mercado, e você nunca pode simplesmente descansar. Continue pesquisando o mercado, contratando pessoas boas e fazendo um produto superior e você estará no caminho certo para construir o império que sempre sonhou.
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