A humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem na velocidade atual, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos.
A crise financeira em que o brasileiro se encontra hoje é mais um motivo para pensar duas vezes antes de comprar e, a partir disso, considerar o consumo consciente para o bem de cada um de nós e do mundo.
O que é consumo consciente?
Toda forma de consumo causa impacto, positivo ou negativo, na economia, nas relações sociais, na natureza e em nós mesmos. Quando adquirimos consciência desses impactos, podemos começar a tomar mais cuidado com o que compramos, a maneira que usamos os produtos e como descartamos depois do uso.
Essas tentativas de minimizar os impactos negativos no mundo a partir de escolhas é o consumo consciente, voltado à sustentabilidade e ao bem de todos.
Como praticar o consumo consciente?
Começar a consumir de forma consciente se trata de desenvolver novos hábitos mais benéficos para você e para o mundo. Pequenas mudanças nos lugares que compramos e em como nos relacionamos com nossos produtos já podem fazer grande diferença.
Quando você sabe de quem está comprando, para onde vai o dinheiro, do que foi feito o produto que comprou, em quais condições, quem trabalhou na produção dele e como chegou até você, fica muito mais difícil ignorar os prejuízos de todo esse processo causado por grandes corporações. Por isso, aqui vão algumas dicas para consumir de forma consciente:
1. Compre de quem produz em feiras, no bairro e na comunidade;
2. Planeje as compras antecipadamente e avaliando as necessidades reais;
3. Cozinhe em casa, entendendo a origem e o tempo dos alimentos;
4. Reutilize produtos e embalagens;
5. Ande de bicicleta ou transportes públicos sempre que puder;
6. Economize água, energia, gás, combustível;
7. Conheça as práticas de responsabilidade ambiental das empresas;
8. Recicle o lixo.
Dados da pesquisa ICC apontaram as principais vantagens que os entrevistados declararam ao praticar o Consumo Consciente: 37,1% afirmam que economizar é fazer o dinheiro render mais, 21,6% se sentem satisfeitos por saber que estão fazendo algo positivo para o futuro das gerações e 10,4% acreditam que atitudes de Consumo Consciente contribuem para a melhoria nas condições sociais de forma geral. Que tal fazer parte disso?