Você não sabe o quanto gasta em tarifas bancárias (e é muito!)
Segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Ipsos Public Affairs sobre a situação do crédito no Brasil, 67% dos consumidores não sabem qual o valor cobrado das tarifas bancárias em que possuem conta.
Cheque, cartão de crédito, pagamentos, serviços: cada operação tem preços variados que acumulados podem ultrapassar facilmente o valor de R$300 ao ano. E o pior é que poucas pessoas olham o quanto são cobradas em tarifas bancárias e se preocupam com isso.
Algumas das tarifas bancárias
Todo mês você paga uma taxa mensal que te dá acesso a uma quantidade pré-determinada de serviços. Estes serviços são operações de saques, retirada de extratos e saldos para simples conferência, realizações de transferência eletrônica como Docs e Teds e folhas de talão de cheque.
Entre as operações que não podem ser cobradas pelos bancos, estão desde o fornecimento de cartão com a função débito, até o fornecimento de dois extratos por mês, contendo a movimentação da conta nos últimos 30 dias, por meio do guichê da agência ou do caixa eletrônico. Além disso, o consumidor também tem direito gratuitamente a até quatro saques mensais, realização de até duas transferências entre contas da mesma instituição e fornecimento de dez folhas de cheque por mês.
Pagar conta no cartão de crédito, por exemplo, pode ser uma facilidade ou uma roubada. Tudo depende do nível de conhecimento que o consumidor possui sobre as taxas de seu banco. O principal uso contínuo do cartão de crédito é pensando na acumulação de pontos para troca por passagens aéreas ou produtos, mas muitas vezes os altos valores das taxas eliminam esta vantagem.
A saída para economizar sem as tarifas bancárias
Desde primeiro de março de 2011, entrou em vigor uma medida do Conselho Monetário Nacional que instituiu a possibilidade de os bancos oferecerem aos seus clientes uma conta digital. Conta digital é a modalidade de conta que possui serviços ilimitados gratuitos quando executados exclusivamente por meios eletrônicos. A vantagem é a isenção de tarifas bancárias se você utilizar a conta somente por meios eletrônicos.
Entretanto, mesmo nesses casos é possível que o banco cobre uma taxa para a adesão destes serviços. Por isso, é importante que o correntista saiba, por exemplo, a quantidade de talões de cheque e extratos de que necessita e contrate um pacote de acordo com este perfil. Além disso, que busque por alternativas de pagamento de contas e transferências gratuitas, como os aplicativos de pagamento.
Você já conhece o Celcoin? Com ele você pode pagar suas contas, recarregar o celular e fazer transferências, tudo isso isento de taxas ou tarifas de adesão. Vem conhecer melhor aqui!
Muito bom saber desses detalhes porque infelizmente as tarifas dos bancos são absurdo.