Ter diferentes formas de pagamento é uma exigência para continuar no mercado, sendo uma das opções mais populares a venda a prazo. Embora essa seja um importante atrativo para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos, é importante ter um bom planejamento e controle para não gerar um prejuízo em seu caixa.
Neste post, iremos mostrar como disponibilizar essa opção para os seus clientes sem prejudicar a saúde financeira da empresa.
Faça o cadastro dos clientes
Você pode começar controlando através de um cadastro completo e atualizado dos seus clientes. Registre todos os principais dados desses compradores, como nome, endereço, CPF, RG, telefones e referências. Também é interessante anotar informações de compra: se há débitos em aberto, atrasos, se é um novo consumidor ou já comprou anteriormente na empresa, entre outros. Para saber mais sobre um bom cadastro de clientes, acesse o link.
Utilize a tecnologia
Para que haja um controle mais seguro, ágil e completo, o uso da tecnologia é um auxílio indispensável. Busque um sistema ou plataforma que automatize a análise e o registro de informações sobre clientes pagadores e inadimplentes. Isso facilitará nas tomadas de decisões e na otimização de tempo.
Elabore um contrato
Embora não seja comum para compras de baixo valor, a elaboração de um contrato é interessante para resguardar seu negócio. Este serve como garantia legal e para comprovação da transação em caso de ações judiciais.
Para isso, no ato da venda a prazo, apresente cláusulas que sejam claras quanto a inadimplência e suas consequências – juros, multas e cobranças judiciais e extrajudiciais. Certifique-se de que o comprador concorde e assine o termo.
Consulte órgãos de proteção ao crédito
Os órgãos de proteção ao crédito oferecem informações mais completas sobre pessoas físicas (e até mesmo jurídicas), conhecendo o histórico do comprador no mercado. Assim, para avaliar se seu cliente possui uma vida financeira instável ou se é devedor em outros negócios, consulte o Serviço de Proteção ao Crédito e o Serasa.
Com essas dicas, você já pode se precaver de prejuízos em vendas a prazo e apostar nesse tipo de venda com mais tranquilidade.
Boa tarde! Desde ontem eu vendi muitos créditos para algumas pessoas no Haiti , falaram comigo que não receberam , gostaria saber o que aconteceu.
Olá Jean! Poxa, sentimos muito pelo ocorrido. Para resolver essa questão, acesse o ajuda.celcoin.com.br e converse com o nosso suporte. 😉